Total de visualizações de página

sexta-feira, 26 de novembro de 2010

TRATAMENTO FISIOTERÁPICO EM PÓS OPERATÓRIO DE LIGAMENTOPLASTIA DE LIGAMENTO CRUZADO ANTERIOR (LCA)


Eletroestimulação no Fortalecimento Muscular de membros inferiores em pós operatório de LCA de joelho:

O protocolo fisioterápico de pós operatório de joelho é extenso, por isso irei apenas explicar a importância da eletroestimulação(Corrente Russa), no fortalecimento muscular de membros inferiores na fase 1 de tratamento. As lesões no joelho podem ser consideradas uma epidemia moderna e são muito freqüêntes em esportes como por exemplo o futebol.
Essas lesões são comuns em indivíduos entre 10 e 29 anos de idade e em 57% ocorrem no sexo masculino. Os tecidos moles do joelho mais lesionados são o menisco medial e o ligamento cruzado anterior. A incidência dessas lesões por ano é de 0.3 a 0.7 a cada 1000 pessoas (Thomson et al, 2005). A diminuição da força muscular pode resultar de uma cirurgia de joelho ou de um período de imobilização do membro inferior. Segundo Seto (1988) e Tibone (1988) a hipotrofia e a fraqueza muscular se desenvolvem rapidamente após uma reconstrução do ligamento cruzado anterior. Cinco a seis semanas de imobilização após uma lesão ligamentar grave ou cirurgia no joelho podem reduzir em 60% a 80% a força isométrica do quadríceps (Morrissey, 1985).
A melhora da força muscular é o principal objetivo na reabilitação, pois a melhora desta é importante para a função do atleta no esporte. Em meu protocolo para pós operatório de ligamentoplastia de LCA, uso a eletroestimulação (Corrente Russa) nos dois primeiros meses de tratamento associado a cinesioterapia e hidroterapia para o fortalecimento muscular de membros inferiores. Abaixo postei vídeos para melhor entendimento!
video
Eletroestimulação realizada na quarta e quinta semana de tratamento.
video
Eletroestimulação realizada na sexta e sétima semana de tratamento.
video
Na cirurgia foi utilizado como enxerto o tendão do músculo semitendinoso, é muito importante realizar reforço muscular na musculatura posterior de coxa também, pois essa musculatura se não for bem trabalhada pode sofrer lesões após retorno do atleta ao esporte! Atleta encontra-se na sétima semana de tratamento, com arco de movimento de joelho completo, assintomático(sem dor), e permace em trabalho de ganho de força muscular e reeducação funcional (propriocepção estática, exemplo abaixo no vídeo!).
video
PASSADOS 4 MESES DE TRATAMENTO FISIOTERÁPICO,ATLETA ENCONTRA-SE NA ÚLTIMA ETAPA DO TRATAMENTO(FASE 3), CUJO OS OBJETIVOS SÃO:HIPERTROFIA MUSCULAR(MECANOTERAPIA, ELETROESTIMULAÇÃO)E REEDUCAÇÃO FUNCIONAL(PROPRIOCEPÇÃO DINÂMICA OU ACELERATIVA). ABAIXO EXEMPLOS DESSE TRATAMENTO ATRAVÉS DE VÍDEO:
video
ELETROESTIMULAÇÃO E MECANOTERAPIA( AP. LEG PRESS, TRABALHO LOCALIZADO DE VASTO MÉDIO OBLÍQUO E VASTO LATERAL). PROPRIOCEPÇÃO ACELERATIVA(MOVIMENTOS PARA REEDUCAR FUNCIONALMENTE A ARTICULAÇÃO DO JOELHO COM O OBJETIVO DE DAR CONFIANÇA AO ATLETA PARA O RETORNO AO ESPORTE, OS MOVIMENTOS FORAM FEITOS NO SEGUINTE PROTOCOLO: LATERO/LATERAL// FRENTE/COSTAS // SEMI-GIRO // GIRO // PLIOMETRIA (SALTOS)//ACELERAÇÃO/DESACELERAÇÃO// CHUTES DE CHAPA/FRONTAL // LANÇAMENTOS E LIBERAÇÃO PARA COLETIVO(20 MIN. NO 1ºCOLETIVO//30 MIN. NO 2º COLETIVO // 40 MIN. NO 3º COLETIVO E PROGRESSIVAMENTE!)
video
EX. NO QUADRADO (MOVIMENTOS(FRENTE/COSTAS// LATERO/LATERAL).
video
PLIOMETRIA(SALTOS).
video
CONDUÇÃO DE BOLA E SEMI GIRO.
video
CONDUÇÃO DE BOLA E GIRO.
video
CONDUÇÃO DE BOLA E FRENTE/ COSTAS.
video
SALTOS, ACELERAÇÃO COM MUDANÇA DE DIREÇÃO E ACELERAÇÃO E DESACELERAÇÃO.

8 comentários:

Pedro Marandino disse...

Obrigado Marcão, por tudo o que você tem feito por mim, por todo empenho que você demonstra a cada dia de tratamento, agradeço a Deus por ter te colocado no meu caminho, e parabéns pelo profissional que voce é. Abração irmão.

Erick Gaia disse...

DR.
Acabei de sair de uma cirurgia de ligamento cruzado anterior, fui liberado pelo meu médico para pedalar e malhar be leve, pra eu poder recuperar a minha perda de massa muscular mais que eu não fisesse nenhum tipo de esportes que não fosse estes antes de um ano. Descobri que existe as tais das bandagens ou KT, bandagens funcionais, gostaria de4 saber se neste caso haveria alguma aplicação no meu caso. que eu gostaria muito de voltar a jogar volleyball quando liberado.

Grato,
Erick Gaia

Anônimo disse...

BOM DIA ERICK, NO SEU CASO É NECESSÁRIO UM BOM TRATAMENTO FISIOTERÁPICO. A BANDAGEM KT É UM RECURSO COMPLEMENTAR DA FISIOTERAPIA E NÃO FAZ MILAGRES! USO EM MEU TRATAMENTO, PORÉM UM PÓS OPERATÓRIO DE LCA NECESSITA DE UM EXCELENTE TRATAMENTO PARA SE CONSEGUIR UM BOM RESULTADO! ABRAÇO E OBRIGADO PELA VISITA AO MEU BLOG, ATT MARCO.

edpn5@yahoo.com.br disse...

Boa noite Dr.!

Muito interessantes, e acredito que eficazes, suas técnicas de tratamento pós operatório de lca. Graças a Deus que existem "magos" como vocês pra cuidarem de atletas profissionais ou de fins de semana como eu...Fiz a cirurgia de LCA a seis meses e faço reforço muscular em academia. Quais os benefícios que o BALANCE DISC proporciona? Pois apesar de me sentir muito bem quando o pratico fico receioso pelos "falsseios" que o mesmo imita...

Grato
Ednaldo

Dr. Marco Antônio disse...

Melhora sua propriocepcao ou seja a sua percepção de si mesmo. É um trabalho de reeducação funcional, melhorando seu controle motor, equilíbrio, condução neuromuscular e gestual . Após uma lesão de lca e pos cirurgia sua condução neuromuscular fica alterada e seus proprioceptores tbm! Para isso a importância de reeducar o movimento articular e estimular a musculatura envolvida! Abc . O difícil após treinamento torna-se fácil!

Rodolpho disse...

Ola, muito bom e empolgante esses videos pra quem está em fase de recuperação pos cirurgia como eu! Gostaria de saber se nos exercicios de conduçao de bola, pliomentricos e corrida o paciente teve, ou se queixou de alguma dor ou desconforto e se nesses videos ele tambem estava com 4 meses de pos cirurgia! Muito obrigado...

Mari Rodrigues disse...

Olá Dr., achei muito interessante seu blog...Sou recém formada Fisioterapeuta, porém estou com uma caso pós-operatório, decorrente de uma rotação durante um jogo de futebol, do sexo feminino no consultório à 3 semanas, onde estou realizando crioterapia com elevação, ganho de ADM e exercícios isométricos, mas a paciente ainda apresenta muito edema!! Porém antes de iniciar a fisio ela já não fazia mais o uso de muletas e já tinha retornado ao trabalho, acredito que esse edema ainda se apresenta bem visível devido a sua rotina, que segundo ela não pode parar. O que o senhor tem a me dizer sobre isso?? Alguma sugestão?? Obrigado!

Reneê disse...

Olá Dr Marco, meu nome é Renee Arnor e eu fiz uma cirurgia 1 mês e 20 dias ,no joelho esquerdo exatamente (ligamento cruzado anterior e menisco)fui fazer a fisioterapia pois operatória, mais na terceira seção sentir uma fisgada na parte de trás do joelho, procurei imediatamente o meu medico e ele me receitou uma medicação anti-flamatória pois ele me informou que só tinha acontecido uma inflamação, e deis desse dia não fiz mais a fisioterapia com aquele profissional, fiquei com medo dele mais quando fui pedir outra guia para meu medico e já me encaminhou para academia, gostaria de saber se você pode pegar meu caso e se você atende por plano de saúde ou só particular?
Gostaria primeiramente de uma opinião de um profissional como você.
"Bom se você atender por plano de saúde o meu é UNIMED (BETA 2)"